TriboFox
tipos de inventários

Conheça os tipos de inventários

Está em dúvida de qual inventário utilizar em sua empresa?

O inventário é uma listagem detalhada dos itens disponibilizados tanto para venda, como também de materiais úteis para produção. A prática auxilia na organização, cálculo de rendimentos, projeções de vendas e correções de possíveis falhas no atendimento aos clientes finais.

Inventários mais utilizados

Quando a empresa identifica todos os equipamentos, materiais ou produtos pertencentes é feito o inventário geral, ou seja, é registrado e organizado o patrimônio total.  

O inventário cíclico é feito em um período determinado e pode ser verificado mais de uma vez, quais são os materiais registrados e quais estão disponíveis. Se a sua empresa precisa solicitar a compra de materiais por exemplo, é preciso de um inventário parcial em que é incluso apenas alguns itens. 

anual é feito uma vez no “ano fiscal” no dia 31 de dezembro, dessa forma é possível registrar valores e a quantidade de produtos, ele é importante para que se tenha um balanço das vendas, dos resultados e do que precisa ser melhorado em produção ou da execução dos serviços.

Em empresas de grande porte, o rotativo é utilizado uma vez que se tem um número maior de mercadorias, é atualizado quais são os itens e a disponibilidade dos mesmos, ele pode ser feito diariamente, mensalmente ou semanalmente.  

Em datas comemorativas, ou eventos importantes como a Copa do Mundo, por exemplo, a sua empresa pode fazer uso do inventário sazonal, com ele se tem visibilidade de quais mercadorias estão em alta naquele período.