Você ainda não entendeu o que é o PIX? Está em dúvida de como ele funciona e quais são as diferenças entre as formas convencionais de pagamento?
Suponha que a sua empresa fez um serviço para um cliente e ele vai fazer o pagamento por meio do DOC, que tem um dia útil para a transferência ser autorizada pelo banco, agora imagine que no dia seguinte é feriado e você só vai receber no outro dia de funcionamento da agência bancária.
O PIX é um sistema que vai resolver uma situação como essa, pois o cliente pode substituir o TED ou DOC, ele é disponível 24 horas, inclui fins de semana, ou seja não será preciso esperar por um agendamento bancário e em apenas 10 segundos acontece a transação. Os bancos e fintechs disponibilizam o cadastro nos aplicativos ou sites oficiais.
Uso para pessoa física
Para ter acesso ao sistema é preciso cadastrar a “Chave – PIX”, é necessário informar o CPF, e-mail ou telefone. Se você precisa pagar um amigo por exemplo, será preciso da Chave ou do uso do QR Code entre os dois aparelhos celulares com a aproximação da câmera do celular.
Se uma loja disponibilizar o código impresso ou digital o pagamento ocorre da mesma forma, pelo uso do código lido pelo aparelho. As contas que tiverem o QR Code no boleto também podem ser pagas pelo PIX. Uma pessoa pode fazer até 5 chaves por Conta Corrente, se o usuário trocar de banco ou fintech, é possível utilizar o mesmo cadastro, uma vez que já foi efetuado.
Benefícios para empresas
Uma empresa pode fazer até 20 Chaves – PIX, a vantagem é que a transação é instantânea, com uma taxa inferior da que é cobrada pelo TED e DOC, além disso com apenas um dado como o CNPJ, e-mail ou telefone, o cliente consegue fazer a transferência do valor do produto ou serviço.
Se o estabelecimento usa a opção do cartão de débito, com o uso das máquinas, o valor cobrado da tarifa é em média de 2% do total recebido. Imagine que a sua empresa recebe 15 mil no mês, com o PIX você economiza 300 reais, ou seja para o lojista será vantajoso porque não será cobrado tarifa para as operações em débito.
Existem duas versões de QR Codes, a versão estática e a versão dinâmica, o QR Code estático pode ser usado em múltiplas transações, permite que você defina um valor fixo para um produto ou ainda que seja inserido um valor pelo pagador, pode ser usado para pequenos varejistas, prestadores de serviço ou pessoas físicas. O QR Code dinâmico, é de exclusivo para cada transação, além do valor, permite a inserção de outras informações, como a identificação do recebedor, o que facilita a automação comercial.
Cadastro
O cadastro é feito na instituição financeira (banco ou fintechs) em que o usuário já tem uma conta. É preciso estar atento com os golpes em que são criados sites falsos para o cadastro do PIX, dessa forma ele deve ser feito apenas no aplicativo ou site do banco em que você é cliente, assim o pagamento será seguro e acompanhado no sistema.