TriboFox
O uso do Windows pirata

Consequências do uso de Windows pirata

A sua empresa faz o uso de um Windows não licenciado nos computadores? Essa prática pode ser uma ameaça para a segurança dos seus dados, pois são inseridos códigos e softwares que comprometem o sistema.  

Além dos riscos virtuais, a pirataria é crime e pode ocasionar em multas e prejuízos financeiros. A Associação Brasileira de Empresas de Softwares (ABES) penaliza a prática com 3 mil vezes o valor do software copiado, além disso, outra consequência é a prisão com a pena de 6 meses ou 4 anos, previsto na Lei 9.609/1998.

Prejuízos

Exposição de informações financeiras, modificações de arquivos, além de vírus que podem alterar o sistema e páginas falsas que roubam dados, fazem com que o uso tenha mais consequências negativas do que positivas. 

Se for necessário utilizar algum equipamento ou arquivo que necessite de certificação, com o software pirata você pode ter problemas na hora de efetuar esses procedimentos. A não atualização do sistema também traz riscos tanto para a segurança, como também falhas, além de deixar o computador mais lento e até mesmo fazer programas pararem de funcionar.  

Caso você precise de uma equipe de suporte por exemplo, não será possível recorrer a ela para solucionar problemas futuros, da mesma forma efetuar reclamações ou busca pela defesa do consumidor. O uso de um software original evita prejuízos e consequências legais para a sua empresa.